quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sabonetes









Os Extratos são substâncias que são obtidas por maceração, infusão, decocção ou mais freqüentemente, por percolação (através de um aparelho chamado percolador) da planta mediante um solvente (água, álcool, éter) e sucessiva evaporação parcial ou total do próprio solvente. Os extratos glicólicos são os mais utilizados para uso em sabonetes e produtos de perfumaria.

Os Extratos são substâncias que são obtidas por maceração, infusão, decocção ou mais freqüentemente, por percolação (através de um aparelho chamado percolador) da planta mediante um solvente (água, álcool, éter) e sucessiva evaporação parcial ou total do próprio solvente. Os extratos glicólicos são os mais utilizados para uso em sabonetes e produtos de perfumaria.

ÓLEOS ESSENCIAIS
Os óleos essenciais são substâncias gordurosas que concentram vitaminas, hormônios, anti-sépticos e um complexo de compostos vegetais, ou de resinas e que desempenham um papel importante na bioquímica da planta. Além de odoríferos são altamente voláteis com consistência mais aquosa que os óleos convencionais, muito sensíveis ao ar, luz, calor e umidade e para preservar suas qualidades terapêuticas, devem ser mantidos em vidro ambâr, bem fechados. São extraídas das flores, folhas, raízes, cascas, frutos e das sementes, através de processos variados e sua utilização com finalidade terapêutica é conhecida como Aromaterapia. Atualmente suas propriedades terapêuticas têm sido

muito difundidas embora muitos deles tenham preços proibitivos. Aconselho a você que não tenha conhecimento sobre os óleos essenciais, que procure um bom livro para informar-se sobre as características e efeitos de cada óleo que se pretenda usar, pois muitos podem ser perigosos para alguns tipos de pessoas, como os cardíacos ou as grávidas. Óleos essenciais são extremamente fortes. Você pode fazer uso de alguns deles nos sabonetes, desde que respeite suas indicações e contra indicações, sendo bastante criterioso. Seu uso na pele deve ser feito, somente após diluição em óleo carreador de boa procedência.

Mantenha seus utensílios sempre limpos. Guarde a base sempre bem embrulhada em plástico para que esta não se desidrate.

Para comercializar seus produtos sempre coloque a data de fabricação e o prazo de validade, além dos elementos que os compõem.

Dicas e Truques

Para facilitar a remoção do sabonete da fôrma e conservar...
As formas de acetato duram por mais tempo, se você , antes de retirar da fôrma, colocá-los no freezer por uns 30 min, (forma pequena), os sabonetes se desenformarão com mais facilidade sem ter que ficar apertando e entortando as fôrmas, conservando-as por mais tempo.
Para utilizar sementes de linhaça e amêndoas doces cruas no sabonete você deve desidratar.
Faça da seguinte forma:
Ligue o forno em fogo alto e deixe aquecendo por 10 minutos. Espalhe em uma assadeira as sementes e amêndoas , coloque a assadeira no forno e desligue, deixe-as até que o forno esfrie completamente. Feito isso, coloque-as no liqüidificador e processe até que fiquem na granulagem que deseja, guarde em potes herméticos e conserve em local fresco.
Medidas e Equivalências
1 colher sopa = 15 ml
1 colher chá = 5 ml
1/2 colher chá = 2,5 ml
1/4 colher chá = 1,25 ml
3 colheres chá = 1 colher sopa
88 gotas = 1 colher chá (varia conforme a substância)
O que você deve observar antes de comprar a base glicerinada:
Existem no mercado algumas variedades de bases glicerinadas, muitas delas têm melhorado bastante em qualidade frente a um mercado de consumidoras cada vez mais exigentes, mesmo assim seja bastante criteriosa ao escolher e procure observar :
• Uma boa base glicerinada é aquela que não produz odor desagradável, muitas que contém em sua composição gordura animal e outros ingredientes de má qualidade, tendem a apresentar este inconveniente.

• Outra coisa a observar nas bases transparentes é se a base apresenta flocos ou tufos foscos ou esbranquiçados, estas bases tendem a não dar boa transparência

ESSÊNCIAS
As essências são compostas por óleos essenciais e outras essências sintéticas produzidas em laboratórios que buscam reproduzir de forma mais barata alguns aromas, devido ao alto custo dos óleos essenciais puros, também buscam recriar aromas sofisticados para o ramo da perfumaria. Nestas ao contrário dos óleos essenciais puros não se encontram propriedades terapêuticas. Sua função é unicamente aromatizante. Não utilize essência para velas, aromatizadores ou produtos de limpeza, porque não são essências elaboradas para uso na pele.
RECEITAS

Sabonetes caseiros - RECEITA BÁSICA

Ingredientes:
1 kg de base de glicerina para sabonetes (branca ou transparente)
Essência para sabonetes – 30 ml
Corante alimentício
Álcool de cereais

PARA 1KG DE GLICERINA USAR 30 ML DE ESSÊNCIA
Obs.: Algumas essências são mais fortes que outras, dependendo da qualidade. Procure dosar ao seu gosto, não sendo necessário seguir a risca a quantidade especificada acima.
Colocar a quantidade de corante necessária até atingir a cor de sua preferência.

Material:
Formas de silicone, plástico ou qualquer material que seja maleável.
Copos graduados ( para uso no microondas)
Colheres plásticas descartáveis ou bastão de vidro.
Panela de ágata (se for derreter em banho-maria)
NUNCA USAR METAL OU ALUMÍNIO
Borrifador para o álcool de cereais

Modo de Fazer:
Pique a glicerina em pedaços pequenos.
No microondas:
Coloque no copo graduado e leve ao microondas em potência alta. O tempo será determinado pela quantidade que você for utilizar. Por exemplo, para cada 100 gr de glicerina, coloque 15 segundos, abra o microondas e verifique se já está liquida. Se necessário, vá colocando mais 10 segundos por vez, até atingir o ponto.
Importante: Não deixe ferver pois a glicerina perde a transparência.

primeira parte



Não deixe a temperatura da água muito quente, para evitar que a glicerina ferva.Ou deixe em banho-maria na panela de ágata até derreter a glicerina.

Retire do forno, coloque o corante aos poucos até atingir a cor desejada.
Espere esfriar um pouco, até formar uma nata fina em cima de glicerina. Caso não faça isso a essência e o extrato (se estiver usando) irá evaporar e seu sabonete não ficará perfumado.

Adicione a essência e mexa com o bastão de vidro. Evite mexer muito pois poderá fazer espuma. Borrife com álcool de cereais para retira-la (se necessário).

Segure com o bastão de vidro a película que se forma e despeje o líquido na forma escolhida.
Espere secar por mais ou menos 30 minutos (depende da quantidade utilizada) e desenforme.
Se necessário retire as rebarbas com uma faca sem serra.

Para decoração, no caso dos sabonetes em formato de doces, derreta 10 gr de glicerina, espere esfriar um pouco e jogue aos poucos sobre o sabonete já desenformado, dando a forma de calda escorrida.

Espere umas duas horas antes de embrulhar os sabonetes.
Coloque em cestinhas, caixas ou sacos de celofane.

Dicas:

1- Procure combinar os corantes com as essências, pois fica mais fácil na hora de identificar. Por exemplo:

Azul: Jaborandi ou Algas Marinhas
Vermelho: Rosas ou Ylang-Ylang
Amarelo: Camomila ou Maracujá
Laranja: Flor de laranjeira ou Pêssego
Verde: Maçã Verde ou Erva Cidreira
Rosa: Baby ou Mamy
Lilás: Jasmim

2- Não coloque os sabonetes para secar na geladeira ou ao vento, pois a base transpirará.

3- Evite deixar cair a nata que se formou no derretimento , segurando com uma colher. Assim o sabonete ficará mais liso.

4- Ao enformar os sabonetes, borrife mais um pouco de álcool de cereais para retirar a espuma que se formou e evitar a formação de bolhas. Se a espuma não sair, retire com auxilio de uma faca. A película que se forma, não é necessário tirar, pois logo se formará outra.

5- A espuma ou a camada esbranquiçada que se forma, não deve ser reaproveitada.
Já as rebarbas ou sabonetes que não ficaram ao seu gosto, podem ser manipulados novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário